terça-feira, setembro 25, 2007

Canis Dei 2007


Estas são apenas algumas fotos do evento cultural Os Dias da Criação que teve lugar em Vilar, Boticas no fim de semana passado e onde tive o prazer de participar.

Tenho mais algumas fotos disponíveis em Canis Dei@Flickr

quinta-feira, setembro 13, 2007

Cores de Cuba


Aceitei o desafio de partilhar o meu olhar sobre Cuba e vou realizar uma exposição de fotografia com base na viagem que fiz em Maio passado.

A inauguração será no próximo Sábado, dia 15 de Setembro de 2007 pelas 17:00 no café Kappuccino (ver mapa) em Matosinhos, depois estará disponível todos os dias entre as 9:00 e as 23:00 até dia 12 31 de Outubro.

Apareçam e venham descobrir um pouco deste meu olhar sobre as Cores de Cuba.

Actualização: a exposição vai ficar disponível ao público até 31 de Outubro.

domingo, setembro 09, 2007

Presente

Milan Kundera em “A Arte do Romance” escreve sobre o instante presente assim desta forma: “Não há, aparentemente, nada de mais evidente, de mais tangível e palpável do que o momento presente. E contudo, ele escapa-nos completamente.”

Cada instante que vivemos torna-se assim muito importante, porque o passado já não podemos viver e é apenas uma recordação enquanto que o futuro ainda não pode ser sentido. Temos por isso de nos concentrar no tempo presente, e sabendo que ele se esgota no preciso momento em que é vivido, convém conseguirmos vivê-lo da melhor forma possível, evitando que esse momento seja desperdiçado.

Tento por isso evitar aquilo que me causa desconforto, fugir daquilo que me pode inquietar, tentando escolher viver o presente com o máximo de tranquilidade de espírito e bom humor. Estou consciente que nem sempre será possível evitar um pouco de melancolia, uma dose de tristeza e desânimo e até mesmo alguma irritação, mas tento que as minhas escolhas me levem por caminhos mais positivos logo à partida reduzindo assim as possibilidades de sentir esse amargo sentimento de estar a desperdiçar tempo.

É importante fazer de cada instante presente uma fonte de bem-estar, porque o tempo continua a esgotar-se ao ritmo do tic-tac do relógio por mais digital e silencioso que este se tenha tornado.