domingo, julho 23, 2006

O Perfume

Quem leu o livro “O Perfume – História de um assassino” decerto que se interrogou com a diversidade e características que os cheiros podem ter e representar.
O olfacto acompanha-nos como um dos cinco sentidos, mas temos sempre alguma dificuldade em o descrever ou até de fazer comparações entre cheiros. No entanto, Patrick Süskind conseguiu neste livro usar as palavras para nos mostrar como esse mundo de sensações olfactivas.

A história vem agora dar origem a um filme, como em tantas outros textos que se tornam best-sellers mundiais. Fico curioso em saber como se transportam os cheiros para as imagens que acompanham a vida de Jean-Baptiste Grenouille.
Até sair o filme, resta a possibilidade de ir ver o trailler de apresentação em http://www.parfum.film.de/
É apenas um “cheirinho” mas dá para ficar mais curioso em conhecer o resultado final.

7 Comments:

Blogger Cláudia said...

Não poderia deixar de aceder ao teu pedido, de vir comentar este livro fascinante. Nunca saberei como é que o autor conseguiu despertar em nós o sentido do olfacto, através das palavras, mas o que é certo é que o fez.Não vejo a hora de ver o filme, que por acaso desconhecia ter sido produzido.Obrigada pela dica, voltarei para comentar o dito...

12:21 da manhã  
Blogger Medea said...

Olá Nelson,

Tens toda a razão o autor conseguir de uma forma brilhante descrever todo o tipo de odores. Pelo menos eu, por vezes dava por mim a sentir os próprios cheiros quando estava a ler o livro.
No meio de tantos livros onde alguns temas começam a ser banais, Patrick Süskind conseguiu se diferenciar com algo completamente novo e diferente. E o final... o final para mim foi o melhor de todo o livro, deixou-me completamente sem palavras.

Quanto ao filme, por acaso já tinha conhecimento de tal e já tinha visto o trailer. Acho que irá ficar muito interessante, pelo menos tem os cenários "escuros" como eu sempre imaginei. No entanto, a personagem de Grenouille deixa-me com o pé atrás, sempre imaginei a criatura mais feia. Mas vamos esperar para ver.

Fica bem

Margarida

P.S.: Sempre que puder virei ler o seu blog.

11:11 da manhã  
Blogger Mirna Tonus said...

Nelson,

já abri o link para o trailer do filme. Foi um dos livros mais intrigantes que já li e estou ansiosa para ver o filme. Se vc reparou, outro livro/filme de que gosto muito é Fome de Viver. Neste caso, assisti ao filme primeiro. Interessante seu blog. Se quiser, visite o meu: mirnatonus.blogspot.com, sobre Jornalismo. Abs.

9:45 da tarde  
Blogger DaJe said...

curiosa...

1:53 da tarde  
Blogger Lua said...

Antes demais fiquei contente por saber que voltaste a ter um blog, onde metes a tua escrita em dia de que sempre gostei.
Quanto ao livro conheço e tenho, mas ainda nao tive oportunidade de ler, espero poder faze-lo em breve.
O trailler chamou muito atençao, ainda fiquei com mais vontade de ler o livro e obviamente de ver o filme.

Beijinhos

9:38 da tarde  
Blogger Unknown said...

eu li o livro O perfume e adorei, acho que ese livro eo melhor de todos e com certeza o filme nao srá melhor do que o filme pois nao ha nada melhor do que um bom livro.

2:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oi....
eu comecei a ler a pouco tempo o livro mas estou a gostar da historia...quando acabar de o ler venho comentar outar vez...
agora o filme adorava ver mas ainda ñ tive oportunidade de o fazer mas assim k o tiver irei ve-lo...
bjinhos

1:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home